Candango
Candango
Em 1958, quando na Alemanha o Munga recebia ainda modificações e ia se popularizando gradativamente, o Brasil viu nascer um novo jipe. A Vemag, que já lançara o automóvel e a perua DKW com o pipocante motor 1000 de dois tempos, trazia então esse novo veículo que seria logo batizado de Candango. Sem dúvida um nome tão feio quanto o do seu irmão europeu, mas necessário devido a problemas em relação ao pretendido Jipe, já legalmente registrado pela Willys, apesar da ortografia diferente - Jeep.

Numa alusão aos incansáveis trabalhadores que construíram Brasília - fortes e resistentes - o nome Candango ganhou forças e logo identificava o novo jipinho - como alguns ainda insistiam em chama-lo , que além do estranho nome era inigualável em aparência e também em barulho.

De início, todos os modelos fabricados possuíam tração integral permanente. Após 1960, veículos com tração 4x2, dianteira, também foram fabricados visando uma performance em terrenos não-acidentados mais adequada. Possuindo o mesmo motor do Munga, o Candango recebeu no Brasil apenas uma modificação de vulto, que foi uma capota de aço e, posteriormente, a introdução de quatro portas. Além disso, no modelo 4x4, a reduzida podia ser engatada com o veículo em movimento.

Infelizmente, o feio-simpático Candango teve vida curta também no Brasil. Visando principalmente o mercado militar, a Vemag resolveu parar a fabricação deste veículo em 1964, após a negativa das Forças Armadas Brasileiras em adquirí-lo. Uma lacuna que ficaria preenchida apenas parcialmente pelo seu primo Willys-Ford, já que, proprietários, ex-proprietários e colecionadores juram solenemente que, os 4.400 Candangos produzidos no Brasil, mesmo aqueles que já morreram, jamais poderão ser substituídos. Nem mesmo pelo mais moderno veículo 4x4 da atualidade. Afinal, quem seria tão feio quanto ele e, ao mesmo tempo, tão bom?
Essa matéria é da revista 4x4 & Pickup, ano II, nº 11, de 1984, reproduzimos seu texto final, no qual é feito um breve histórico do Candango:
 

Comentários 

 
+1 #14 Epifanio Almeida 10/04/2013 19:42
Estou precisando de uma lanterna traseira do jipe candango 1958, aquela em forma de D
Citação
 
 
+1 #13 Augusto A.C.Morais 03/05/2012 17:00
estou a prucura de um candango nao importa o estado de conservação,gos tariade de sua ajuda grato
Citação
 
 
0 #12 josé luiz mura 24/08/2011 15:42
boa tarde, o candango é e foi o melhor carro do Brasil já teve e ainda tem rodando e vale uma nota preta, e não é idiota como a Sra.Carolina mencionou não. Eu apreendi a dirigir em um candango, é e uma delícia. grato. zize.
Citação
 
 
0 #11 Igor 12/03/2011 08:52
Bom dia, me chamo Igor Ferreira moro em Brasília e tenho um Candango 1961 – 4x2( verde), e não consigo muitas informações sobre o mesmo, vou restaurá-lo e gostaria de saber sobre as cores que o modelo teve, sei que o site disponibiliza uma tabela mas, ela só apresenta duas cores para o modelo Jipe Candango, no site Clube do Candango falam de outras cores do modelo Candango-2. Quais cores seriam essa? Bom, no meu carro debaixo de muito material encontrei por exemplo um vermelho meio alaranjado, e ai? Se alguém do grupo puder tirar essa dúvida que esta tirando o meu sono eu ficarei muito contente. Obrigado.
Citação
 
 
+3 #10 Zelesco 06/12/2010 19:53
Mais informações sobre o jipe DKW Candango podem ser encontradas no site dkwcandango.com.br inclusive com cadastro de veiculos ainda existentes no Brasil.
Citação
 
 
+1 #9 Zelesco 06/12/2010 19:51
Mais informações sobre o jipe DKW Candango podem ser encontradas no site www.dkwcandango.com.br inclusive com cadastro de veiculos ainda existentes no Brasil.
Citação
 
 
+1 #8 Boaventura Pires da Silveira Filho 03/10/2010 21:04
Sem dúvida, o DKW Candango marcou época. Sempre muito simpático, até hoje é um veículo que chama muito a atenção e com muitas qualidades. Quem, como eu, tem a oportunidade de ter um ou ao menos de dirigi-lo, sabe o seu valor ! Quanto a carolina... Não é aquele docinho com doce de leite no meio ?
Citação
 
 
-3 #7 Huéber 07/09/2010 19:36
eu queria saber sobre os candangos e não um carro idiota!!!!!!!!! !!!!
Citação
 
 
+1 #6 Miguel 02/09/2010 11:52
A Carolina perdeu uma bela oportunidade de ficar calada (no mundo da informática, arranjar outra utilidade para o dedo e não teclar bobagens).
Citação
 
 
-2 #5 jose umaras 31/07/2010 15:48
pobre carolina
que expressão infeliz de sua parte
o Candango é uma pequena maravilha da engenharia moderna, e quem sabe se até seu pai a levou sua mae à maternidade a bordo de um Candango no frio de uma madrugada para que v. viesse ao mundo com todo seu veneno.....
com produndo pesar
umaras
Citação
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Grupos

Grupo DKW.COM.BR
Participe do Grupo DKW.COM.BR
E-mail:
Visitar este grupo