Os dois principais modelos do Candango

O Candango, uma cópia sob licença do Munga 4 alemão, que aparece na foto à esquerda, foi comercializado no Brasil com poucas variações basicamente em dois modelos: o Candango 4 e o Candango 2. A diferença está na quantidade de rodas tracionadas pelo motor. O Candango 4 tinha tração nas quatro rodas, enquanto o Candango 2 tinha tração apenas nas duas rodas dianteiras.

Como o Candango 4 tinha tração permanente e apresentava um desempenho inferior ao dos seus concorrentes no asfalto, a Vemag teve que acompanhar as necessidades de seus compradores e oferecer também um modelo com tração em apenas duas rodas. Muitos proprietários que utilizavam o Candango predominantemente no asfalto, retiravam o eixo cardã para deixar o utilitário "mais solto".

No Candango 4 o freio de estacionamento está localizado ao lado direito do motorista, entre os dois bancos dianteiros, e aciona um pequeno tambor na entrada do diferencial traseiro, imobilizando portanto o eixo cardã. No Candango 2 o freio de estacionamento foi deslocado para o lado esquerdo do motorista e aciona, por meio de cabos, os freios traseiros. O "Candango 2", possuia um desempenho bastante satisfatório no asfalto, comportando-se como um carro de passeio. (contribuição Allan Wagner Breder).

Houve ainda uma terceira versão do Candango, o Praiano, muito menos numerosa em termos de produção, que na verdade era uma simplificação do Candango 2. Era um modelo para uso na cidade e no litoral em atividades de lazer, fornecida apenas na cor azul claro, com rodas com aro 15, sem portas enm capota.

A Vemag não produzia a capota de aço e entregava o Candango com uma capota de lona. As capotas de aço eram produzidas em diferentes modelos por empresas independentes.

O Parabrisa do carro era rebatível e o sistema de partida era feito por meio de chave de ignição e interruptor (botão no pianel). - Contribuição Allan Wagner Breder.

 

Comentários 

 
0 #4 viniciusrezende 31/07/2012 11:34
A manutenção do CANDANGO é cara? Ele gasta muito combustivel?
Citação
 
 
0 #3 TERCIO GOMES DE SÁ 23/06/2012 05:00
O amigo allan Wagner Breder esta equivocado com relação a posição da alavanca do freio de mão do Candango, no modelo 4 a alavanca esta situada a esquerda do (motorista e dois acompanhantes) no modelo 2 a direita entre os bancos. Caso queiram conferir, possuo um Cangango 4 com manual original.
Espero ter colaborado na correção do equivoco.
Forte abraço a todos. Tercio Gomes de Sá - São Paulo
Citação
 
 
0 #2 faustino 13/07/2010 22:47
As capotas do Candango eram da marca Pissoletro mesma marca do Jeep Willys eram pretas por fora e por dentro tecido
tinham tambem os quadros das"janelas" de plastico transparente "colada" na capota
no alinhamento do eixo traseiro.
Faustino.
Citação
 
 
0 #1 faustino 13/07/2010 22:38
Na época muito se falava a respeito do cambio do Candango; que a 2ª era dificil de engatar e que sua manutenção era carissima!
A alavanca de mudanças do cambio era no asoalho diferentemente do carro Belcar e da Vemaguete e no carnaval da época seus paralamas dianteiros serviam de assentos.
Abraços!!!
Citação
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Grupos

Grupo DKW.COM.BR
Participe do Grupo DKW.COM.BR
E-mail:
Visitar este grupo